Como os micro-fulfillments aceleram a logística do ecommerce?

12/12/2021

Micro-fulfillments e a logística do ecommerce

A logística e o ecommerce estão passando por aceleradas transformações nos últimos anos. Uma das mudanças mais importantes é o conceito de micro-fulfillment urbano. Enquanto o modelo de grandes armazéns logísticos automatizados localizados fora das capitais usado por grandes marketplaces como a Amazon, B2W e Mercado Livre, é muito caro e pouco escalável, os micro-fulfillments são estruturas menores - costumam ter entre 200 m² e 1000 m² - e estão localizados dentro dos centros urbanos.

A diferença não termina aí: além do tamanho e da localização, os centro de micro-fulfillment urbanos exigem sistemas de armazenagem (WMS) e de controle de pedidos (OMS) específicos para atender o fluxo ultra veloz - quase em tempo real - que este modelo escalável e enxuto de fulfillment proporciona.

Por que um micro-fulfillment é mais ágil que um grande armazém logístico?

A pequena metragem destes centros de fulfillment os tornam ideias para preparar os pedidos do seu ecommerce de forma extremamente ágil. É possível, em poucos minutos, completar toda a jornada logística dentro do micro-fulfillment: com a tecnologia apropriada, o processo de picking, packing e shipping é otimizado para ser feito em até 5 minutos.

A localização central permite armazenar os produtos do seu ecommerce muito próximos do cliente final. Ou seja, se demora 5 minutos para o pedido estar nas mãos da transportadora, ele pode levar apenas 20 minutos para ser entregue ao cliente final que está localizado na mesma região da cidade. O same day delivery - a entrega no mesmo dia - acaba sendo um método de entrega natural e que encaixa perfeitamente no conceito de micro-fulfillment.

Resumindo: em menos de 30 minutos a partir do momento em que o cliente finaliza a compra em sua loja online, o produto chega no endereço do cliente. A possibilidade de surpreender seus clientes desta maneira gera o circulo virutoso que todo ecommerce almeja: clientes que retornam, aumentam o ticket médio das compras e ainda geram menos atendimento no SAC já que o pós-venda foi executado perfeitamente.

Como adotar o modelo de micro-fulfillment em seu e-commerce?

Pode-se dizer que todo pequeno ecommerce começa operando com um modelo similar ao micro-fulfillment: geralmente o estoque fica na casa do próprio dono, e é ele mesmo quem embala e envia seus pedidos através dos Correios. Operar desta forma funciona até o momento em que seu ecommerce começa a receber dezenas de pedidos por dia. A partir daí você se depara com uma série de problemas:

  • o custo com o frete dos Correios aumenta proporcionalmente aos problemas de entrega e reenvios;
  • você percebe que as embalagens compradas em pouca quantidade são caras e passam a ocupar um espaço considerável na sua casa;
  • seus clientes querem receber em casa os produtos em no máximo 48h, mas com o aumento da demanda este é o tempo que você leva pra processar e empacotar os pedidos. O clássico: após sua compra ser aprovada, os pedidos serão enviados em até 3 dias;
  • as visitas no seu ecommerce crescem mas 70% dos compradores abandonam o carrinho de compras quando chega na hora do cálculo do frete: R$ 30,00 de PAC para Porto Alegre.

Por isso, apesar de parecer que você usa o modelo de micro-fulfillment, a diferença é enorme. Afinal, a diferença entre receber o pedido em 30 minutos ou 10 dias é monumental. Portanto, o ideal é que você encontre um parceiro de fulfillment que ofereça as mesmas vantagens financeiras e operacionais de uma logística robusta como a de um grande player como Amazon ou Mercado Livre.

Aqui na Dedalog criamos o modelo de fulfillment no piloto automático: micro-fulfillment centers urbanos inteligentes para armazenar, empacotar e enviar pedidos do seu ecommerce em poucos minutos.

Taxas 100% transparentes

Dedalog: o fulfillment do seu ecommerce no piloto automático: rápido, escalável e acessível